hepatite B

A Hepatite B tem cura?

⚠️ Sim, pode ter cura. Mas é preciso avaliar cada caso.

Com certeza, você já ouviu falar desse vírus. A hepatite B é uma doença causada por um vírus conhecido como VHB, que afeta as células do fígado. Trata-se de uma patologia infecciosa que pode ser transmitida de diversas maneiras. A via mais comum é a sexual.

Este é um vírus que afeta os hepatócitos (células do fígado), prejudicados diretamente pelo vírus ou por células produzidas pelo sistema de defesa do organismo, que agem para combater a infecção, causando um processo inflamatório mais severo e crônico.

A Hepatite B aguda costuma curar espontaneamente, sem maiores problemas. Mas em alguns casos, pode virar crônica. Em 2019, a hepatite B resultou em cerca de 820.000 mortes, principalmente por cirrose e carcinoma hepatocelular (câncer primário de fígado).

Está disponível uma vacina segura e eficaz que oferece 98% a 100% de proteção contra a hepatite B. A prevenção da infecção por hepatite B evita o desenvolvimento de complicações, incluindo doenças crônicas e câncer de fígado.

Quer saber mais? Então, continue lendo o Artigo.

Como se transmite?

O vírus da Hepatite B é 100 vezes mais infectante que o HIV.

É mais comumente transmitida de mãe para filho no nascimento (transmissão perinatal) ou por transmissão sexual.

Não é transmitida por pratos, talheres, copos, nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

Quais as formas da Hepatite B?

🔹 O período para a doença se manifestar após o contágio é de um a quatro meses. Um portador do vírus pode desencadear algumas formas diferentes da doença, como hepatite aguda, crônica, ou a fulminante.


🔹 O curso da infecção crônica pelo HBV geralmente compreende diferentes fases clínicas, cada uma das quais potencialmente dura décadas. Ou seja, o dano pode ser lento ao longo do tempo.

🔹 Em adultos, cerca de 95% dos infectados conseguem se curar espontaneamente. Enquanto 5% desenvolvem a doença crônica, que exige tratamento de longo prazo.
O tipo agudo costuma durar pouco tempo, enquanto a crônica pode persistir por mais de seis meses.

Quais exames são pedidos para descobrir a infeção?

Os exames são aqueles da Sorologia: HBsAg, Ant-HBsAg, Anti-HBc IgG e IgM, HBeAg.

Além desses, é possível pedir a carga viral do vírus. Todos estes são exames de sangue.

Quais os principais sintomas da Hepatite B?

Os sintomas mais comuns são:

– fadiga
– enjoo e vômitos;
– febre;
– dores abdominais;
– amarelamento dos olhos e da pele (icterícia)
– urina mais escura e fezes claras.

Atenção: a hepatite crônica pode evoluir sem nenhum sintoma, sendo necessários exames para detecção.

Qual o tratamento? Hepatite B tem cura?


Depende do caso. Em adultos, na maioria dos casos, a Hepatite B tem uma cura espontânea. Para a hepatite B aguda sintomática, não é necessário tratamento específico, contudo, se recomenda não ingerir álcool. Após 6 meses, é preciso repetir exames de controle de cura.

Porém, em alguns casos, ela pode se tornar uma Hepatite Crônica. Neste caso, geralmente a cura não é possível. Porém, hoje existem medicações que controlam bem a doença, permitindo uma vida normal.

Para os pacientes que precisam de tratamento a longo prazo (Hepatite Crônica), as medicações mais usadas são o tenofovir e o entecavir.

O interferon peguilado e os análogos de nucleos(t)ide (lamivudina, adefovir, entecavir, tenofovir disoproxil e tenofovir alafenamida) suprimem a replicação do DNA do VHB e melhoram a inflamação do fígado e a fibrose. A supressão viral, a longo prazo, está associada à regressão da fibrose hepática e redução do risco de carcinoma hepatocelular.
Além disso, é necessário realizar vários exames de acompanhamento, como exames de sangue e Ultrassom do abdome.

Tenho que me preocupar com meu parceiro?

Se alguém que mora em sua casa tiver um teste positivo para o vírus da hepatite B, você também deve ser testado para verificar se tem o vírus e, se não, para ser vacinado. Esta é a melhor forma de continuar saudável.

Já fez seus exames de check up? Procure seu médico de confiança. O hepatologista é o especialista de doenças do fígado.


FONTES:

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hepatitis-b

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29715359/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29877316/

Diego Cardoso Baima – Doctoralia.com.br

Diego Cardoso Baima – Doctoralia.com.br

ÚLTIMOS POSTS

Úlcera Gástrica (estômago): sintomas e tratamento

Você está sofrendo com Úlcera gástrica? Este artigo abrangente oferece conselhos especializados sobre as causas e tratamento da úlcera no...
Read More

7 fatos sobre a Síndrome de Gilbert

Síndrome de Gilbert é uma alteração genética do fígado em que o corpo não consegue processar adequadamente a bilirrubina. O...
Read More

Endoscopia em Fortaleza – Agende seu Exame!

Marcar exame de Endoscopia em Fortaleza Seja atendido com carinho e confiança e sem se preocupar com congestionamentos e filas...
Read More

Adenoma Hepático: diagnóstico e tratamento

O Adenoma Hepático é um tipo de tumor benigno que aparece no fígado. Mesmo sendo benigno, esse ele levar a complicações ao paciente....
Read More

Paniculite Mesentérica: sintomas e tratamento

Dr Diego Baima Mesentério O que é? Paniculite Mesentérica é uma inflamação do tecido gorduroso do mesentério. Parece complicado, não...
Read More

Protetor gástrico: o que você precisa saber

Dr Diego Baima O que são? Os protetores gástricos são medicamentos que, muitas vezes, passam despercebidos em nossas vidas. No...
Read More
1 6 7 8 9 10 11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *