O fígado faz parte do sistema de desintoxicação natural do corpo, que ajuda a filtrar as toxinas. 

Os alimentos que auxiliam na saúde incluem frutas, vegetais crucíferos, feijão, grãos integrais, nozes, alçafrão (cúrcuma) e peixes gordurosos.

Alimentos bons para o fígado devem fazer parte da sua alimentação diária.

alimentos bons para o fígado

O fígado é responsável por mais de 500 funções vitais em seu corpo, por isso é importante que você cuide bem dele. As principais funções do fígado são processar e metabolizar o sangue e produzir bile para transportar os resíduos. 

Pense no fígado como um filtro que mantém o corpo limpo. Ele limpa o sangue de toxinas e ajuda o corpo a resistir a infecções, criando fatores imunológicos (ou proteínas e células) e removendo bactérias da corrente sanguínea. Faz parte do sistema interno de desintoxicação do corpo.

O fígado também produz colesterol e proteínas que ajudam a transportar gorduras pelo corpo e convertem o açúcar extra (glicose) em glicogênio – a forma de armazenamento de glicose no corpo. Isso torna seu fígado uma parte vital do processo digestivo. Por isso, é importante procurar ingerir alimentos bons para o fígado.

O que torna os alimentos bons para o fígado? 

Não existe um único alimento que apoie a saúde do fígado, mas uma dieta balanceada pode ajudar a manter seu fígado em boa forma. Isso significa encher seu prato com vegetais, frutas, grãos integrais, alçafrão (cúrcuma) feijões e peixes gordurosos. 

Alimentos bons para o fígado são aqueles que contêm fibras – como vegetais, feijões e nozes – podem ajudar na função hepática ideal. Também é inteligente escolher alimentos com gorduras insaturadas mais saudáveis, incluindo gorduras monoinsaturadas e ômega-3, em vez de alimentos com gorduras saturadas ou gorduras trans.  

Ao escolher bebidas, a água é sempre uma escolha inteligente para uma hidratação leve. Café e chá contêm antioxidantes que auxiliam na saúde do fígado e também são hidratantes. 

É aconselhável limitar alimentos e bebidas que podem prejudicar o fígado quando consumidos em excesso, como álcool e alimentos com muito açúcar e gordura saturada. Isso significa evitar alimentos fritos, carnes gordurosas e bebidas muito doces. 

Dietas com alto teor de açúcar – especialmente o tipo de bebidas açucaradas – podem aumentar o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica. Esta é uma condição em que o excesso de gordura se acumula no fígado e pode levar a danos no fígado e outras doenças crônicas. 

Afinal, quais os alimentos bons para o fígado?

Os melhores alimentos para o fígado 

1. Vegetais crucíferos

Se você ama brócolis, está com sorte. Este vegetal crucífero – junto com couve-flor, couve de Bruxelas e mostarda – é bom para o fígado. Eles são uma fonte de fibra , que suporta a saúde do fígado. Além disso, eles contêm antioxidantes e fitoquímicos que podem ajudar a prevenir o câncer de fígado .

2. Frutas Vermelhas

É inteligente adicionar amoras, morangos e framboesas às suas refeições e lanches porque são ricos em fibras. Bagas também contêm muitos antioxidantes, incluindo antocianinas. Estudos em tubos de ensaio e em animais associaram os poderosos antioxidantes das bagas à redução dos danos ao fígado. Os antioxidantes também podem ajudar a retardar o crescimento de células cancerígenas do fígado . Ainda faltam estudos em humanos, então ainda não há provas definitivas dessas associações. A pesquisa está em andamento.

3. Uvas

Como as frutas vermelhas, as uvas contêm fibras e antioxidantes. Especificamente, as uvas contêm um antioxidante chamado resveratrol, que pode ajudar a prevenir mais danos ao fígado em pessoas com DHGNA. Estudos mostram que pessoas com NAFLD que tomam suplementos de resveratrol feitos de extrato de uva podem ter menos inflamação. O estresse oxidativo está envolvido na progressão da NAFLD, mas os antioxidantes dos alimentos e suplementos podem ajudar a combater esse processo.

4. Açafrão (Cúrcuma)

A variedade é o tempero da vida, mas quando se trata de cozinhar, os temperos dão vida a muitos pratos. Açafrão é uma planta perene que vem da família do gengibre e é nativa da Indonésia e do sul da Índia. Possui um ingrediente ativo conhecido como curcumina que possui antioxidantes e agentes anti-inflamatórios conhecidos. Além de fins culinários, o açafrão e a cúrcuma também são usado há mais de 4.000 anos na medicina natural, frequentemente associado em estudos a capacidades de combater inflamações e aliviar problemas digestivos.

5. Nozes

Com uma abundância de gorduras insaturadas saudáveis, as nozes são uma boa adição à sua dieta. Especificamente, um estudo recente descobriu que incluir 28 gramas de nozes em uma dieta mediterrânea diária pode reduzir o risco de desenvolver NAFLD. Outro estudo mostrou que dietas com maior ingestão de nozes estão associadas a um risco reduzido de DHGNA, principalmente em homens.

6. Feijão

American Liver Foundation recomenda reduzir a gordura saturada e a carne vermelha em sua dieta. Uma ótima maneira de fazer isso é substituir ocasionalmente a carne vermelha por feijão, lentilha e grão de bico. Essas leguminosas têm baixo teor de gordura saturada e são uma fonte de fibras, que é uma combinação vencedora que protege a saúde do fígado.

7. Peixes gordos

Peixes oleosos ou gordurosos, como salmão e truta, são uma boa fonte de gordura ômega-3. A NAFLD está associada a dietas muito ricas em gorduras ômega-6 e muito baixas em gorduras ômega-3, portanto, comer mais peixes oleosos pode ajudar a ajustar esse equilíbrio. As gorduras ômega-3 podem retardar a progressão da gordura no fígado.

8. Café

O café é bom para a saúde do fígado, mas funciona melhor quando você não adiciona uma tonelada de açúcar porque o excesso de açúcar é ruim para o fígado. O café tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e tanto o café descafeinado quanto o cafeinado parecem ser benéficos. Estudos mostram que os diterpenos no café podem ajudar nas ações desintoxicantes, o que pode ser benéfico para pessoas com fibrose hepática e cirrose.

9. Chá

O chá, especificamente o chá verde, está entre os alimentos bons para o fígado porque contém compostos bioativos, com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Estudos mostram que esses compostos, incluindo catequinas, também podem ajudar a diminuir o risco de DHGNA. As catequinas do chá verde também podem ajudar a prevenir o câncer de fígado . E embora o chá verde seja saudável, deve-se notar que os suplementos de chá verde, quando tomados em excesso, têm sido associados a danos no fígado

Dr Diego Baima – Especialista em Fígado

Antioxidantes e suplementos para a saúde do fígado

As células são danificadas quando os nutrientes não se decompõem adequadamente. Isso pode levar ao acúmulo de gordura no fígado. Mas compostos conhecidos como antioxidantes podem ajudar a proteger as células desse dano. Onde você os consegue?

  • Vitamina E. Você pode encontrá-lo em:
    • sementes de girassol
    • Amêndoas
    • Óleos vegetais líquidos com gorduras monoinsaturadas, como azeite ou óleo de canola.

Os cientistas estão estudando suplementos para ver se eles podem ser bons para o fígado:

  • O resveratrol , que vem da casca das uvas vermelhas, pode ajudar a controlar a inflamação . Estudos conflitantes sugerem que o quão bem ele funciona depende de quanto você toma.
  • O selênio é um mineral encontrado na castanha do Pará, atum e ostras. (A maioria das pessoas obtém o suficiente em sua dieta.)
  • Cardo de leite . Você pode ouvi-lo chamado de silimarina, que é o principal componente de suas sementes. Os resultados são mistos sobre se realmente funciona.
  • Berberina, uma planta usada na medicina chinesa. Em estudos iniciais, parece ajudar no controle do colesterol , da função hepática e do açúcar no sangue . Mas precisamos de mais pesquisas para ver se funciona.

Fonte:

https://www.tuasaude.com/figado-o-que-comer/

https://thrivemarket.com/blog/turmeric-vs-saffron

https://www.goodrx.com/well-being/diet-nutrition/foods-good-for-liver

ÚLTIMOS POSTS

Como Encontrar o Melhor Médico do Intestino

Como Encontrar o Melhor Médico do Intestino

Marque Sua Consulta com o Médico de Intestino A gastroenterologia é uma área médica que se concentra na saúde do sistema digestivo,...
Read More
Médico do Intestino: quando procurar?

Médico do Intestino: quando procurar?

Marque Sua Consulta com o Médico de Intestino Quando você deve procurar um médico para intestino? Melhor Médico para Intestino? Dr Diego...
Read More

Hepatologista Online – Agendar Consulta Agora | Excelência a seu Alcance

Marque Sua Consulta com o Hepatologista Online Você pode agendar uma consulta online com Hepatologista de qualquer lugar que você estiver. Hepatologista...
Read More

Gastroenterologista Online – Agende Sua Consulta | Excelência a seu Alcance

Marque Sua Consulta com o Gastroenterologista Telemedicina Agora você pode marcar uma consulta online com gastroenterologista de onde você estiver. Melhor Gastroenterologista...
Read More
Abscesso no Fígado: é grave?

Abscesso no Fígado: é grave?

abscesso no figado
Read More
TGO e TGP alterados: o que significa?

TGO e TGP alterados: o que significa?

TGO e TGP alterados
Read More
Metaplasia Intestinal: é grave?

Metaplasia Intestinal: é grave?

O que é? A metaplasia intestinal acontece quando as células do revestimento do trato digestivo se transformam em células intestinais. Isso pode...
Read More
Alimentos Ricos em Fibras para o Intestino

Alimentos Ricos em Fibras para o Intestino

Alimentos Ricos em Fibras para o Intestino
Read More
Eliminar gordura no fígado rápido: como fazer?

Eliminar gordura no fígado rápido: como fazer?

Você pode Eliminar gordura no fígado rápido reduzindo a ingestão de certos alimentos, por exemplo aqueles que contêm gordura saturada e trans. ...
Read More
Pangastrite enantematosa leve: como tratar?

Pangastrite enantematosa leve: como tratar?

Pangastrite enantematosa leve é uma inflamação do revestimento do estômago que afeta a mucosa gástrica. Gostaria de compartilhar algumas informações importantes sobre...
Read More
Esofagite Erosiva: 5 coisas que você precisa saber

Esofagite Erosiva: 5 coisas que você precisa saber

Esofagite Erosiva é uma inflamação, irritação ou inchaço do revestimento do esôfago, que é o tubo que vai da garganta até ao...
Read More
Fezes ressecadas: 5 segredos para melhorar

Fezes ressecadas: 5 segredos para melhorar

O que é? Muitas pessoas podem sentir-se desconfortáveis em falar sobre o assunto, mas como gastroenterologista, é importante abordar o tema das...
Read More
Nódulo no fígado: precisa fazer biópsia?

Nódulo no fígado: precisa fazer biópsia?

Nódulo no fígado surge quando se forma uma pequena bola cheia de líquido, ou até material sólido. É uma lesão no fígado que deve ser...
Read More
Nodulo no figado: pode ser perigoso?

Nodulo no figado: pode ser perigoso?

O nódulo no fígado é uma lesão que pode se formar nesse órgão. Na maioria das vezes, é uma lesão benigna, sem...
Read More
Como acabar com a diarreia: 6 dicas caseiras

Como acabar com a diarreia: 6 dicas caseiras

Você deve estar se perguntando como acabar com a diarreia rápido. Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de...
Read More
Hepatite crônica: 5 coisas que você precisa saber

Hepatite crônica: 5 coisas que você precisa saber

Hepatite Crônica é grave? Esta é uma doença que pode causar um choque emocional para muitas pessoas. Ela é uma inflamação persistente...
Read More
9 remédios caseiros para aliviar os gases e barriga inchada

9 remédios caseiros para aliviar os gases e barriga inchada

Remédios caseiros para aliviar os gases incluem tomar probióticos, fazer exercícios e usar óleo de hortelã-pimenta. O gás acontece quando os alimentos...
Read More
Gases Embaixo da Costela Esquerda

Gases Embaixo da Costela Esquerda

Você já acordou no meio da noite com uma dor tão forte na região da barriga, do lado esquerdo, que te fez...
Read More
Hepatite Autoimune: sintomas e tratamentos

Hepatite Autoimune: sintomas e tratamentos

A hepatite autoimune é uma doença progressiva que afeta o fígado, causando inflamação e danos que podem ser tornar irreparáveis. É uma...
Read More
Pólipos no intestino: a importância do diagnóstico precoce

Pólipos no intestino: a importância do diagnóstico precoce

Os pólipos no intestino são crescimentos anormais que se desenvolvem na mucosa do intestino. São semelhantes a "verrugas". Embora a maioria dos...
Read More
1 2 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *