O fígado faz parte do sistema de desintoxicação natural do corpo, que ajuda a filtrar as toxinas.
Os alimentos que auxiliam na saúde incluem frutas, vegetais crucíferos, feijão, grãos integrais, nozes, alçafrão (cúrcuma) e peixes gordurosos.
Alimentos bons para o fígado devem fazer parte da sua alimentação diária.
O fígado é responsável por mais de 500 funções vitais em seu corpo, por isso é importante que você cuide bem dele. As principais funções do fígado são processar e metabolizar o sangue e produzir bile para transportar os resíduos.
Pense no fígado como um filtro que mantém o corpo limpo. Ele limpa o sangue de toxinas e ajuda o corpo a resistir a infecções, criando fatores imunológicos (ou proteínas e células) e removendo bactérias da corrente sanguínea. Faz parte do sistema interno de desintoxicação do corpo.
O fígado também produz colesterol e proteínas que ajudam a transportar gorduras pelo corpo e convertem o açúcar extra (glicose) em glicogênio – a forma de armazenamento de glicose no corpo. Isso torna seu fígado uma parte vital do processo digestivo. Por isso, é importante procurar ingerir alimentos bons para o fígado.
O que torna os alimentos bons para o fígado?
Não existe um único alimento que apoie a saúde do fígado, mas uma dieta balanceada pode ajudar a manter seu fígado em boa forma. Isso significa encher seu prato com vegetais, frutas, grãos integrais, alçafrão (cúrcuma) feijões e peixes gordurosos.
Alimentos bons para o fígado são aqueles que contêm fibras – como vegetais, feijões e nozes – podem ajudar na função hepática ideal. Também é inteligente escolher alimentos com gorduras insaturadas mais saudáveis, incluindo gorduras monoinsaturadas e ômega-3, em vez de alimentos com gorduras saturadas ou gorduras trans.
Ao escolher bebidas, a água é sempre uma escolha inteligente para uma hidratação leve. Café e chá contêm antioxidantes que auxiliam na saúde do fígado e também são hidratantes.
É aconselhável limitar alimentos e bebidas que podem prejudicar o fígado quando consumidos em excesso, como álcool e alimentos com muito açúcar e gordura saturada. Isso significa evitar alimentos fritos, carnes gordurosas e bebidas muito doces.
Dietas com alto teor de açúcar – especialmente o tipo de bebidas açucaradas – podem aumentar o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica. Esta é uma condição em que o excesso de gordura se acumula no fígado e pode levar a danos no fígado e outras doenças crônicas.
Afinal, quais os alimentos bons para o fígado?
Os melhores alimentos para o fígado
1. Vegetais crucíferos
Se você ama brócolis, está com sorte. Este vegetal crucífero – junto com couve-flor, couve de Bruxelas e mostarda – é bom para o fígado. Eles são uma fonte de fibra , que suporta a saúde do fígado. Além disso, eles contêm antioxidantes e fitoquímicos que podem ajudar a prevenir o câncer de fígado .
2. Frutas Vermelhas
É inteligente adicionar amoras, morangos e framboesas às suas refeições e lanches porque são ricos em fibras. Bagas também contêm muitos antioxidantes, incluindo antocianinas. Estudos em tubos de ensaio e em animais associaram os poderosos antioxidantes das bagas à redução dos danos ao fígado. Os antioxidantes também podem ajudar a retardar o crescimento de células cancerígenas do fígado . Ainda faltam estudos em humanos, então ainda não há provas definitivas dessas associações. A pesquisa está em andamento.
3. Uvas
Como as frutas vermelhas, as uvas contêm fibras e antioxidantes. Especificamente, as uvas contêm um antioxidante chamado resveratrol, que pode ajudar a prevenir mais danos ao fígado em pessoas com DHGNA. Estudos mostram que pessoas com NAFLD que tomam suplementos de resveratrol feitos de extrato de uva podem ter menos inflamação. O estresse oxidativo está envolvido na progressão da NAFLD, mas os antioxidantes dos alimentos e suplementos podem ajudar a combater esse processo.
4. Açafrão (Cúrcuma)
A variedade é o tempero da vida, mas quando se trata de cozinhar, os temperos dão vida a muitos pratos. Açafrão é uma planta perene que vem da família do gengibre e é nativa da Indonésia e do sul da Índia. Possui um ingrediente ativo conhecido como curcumina que possui antioxidantes e agentes anti-inflamatórios conhecidos. Além de fins culinários, o açafrão e a cúrcuma também são usado há mais de 4.000 anos na medicina natural, frequentemente associado em estudos a capacidades de combater inflamações e aliviar problemas digestivos.
5. Nozes
Com uma abundância de gorduras insaturadas saudáveis, as nozes são uma boa adição à sua dieta. Especificamente, um estudo recente descobriu que incluir 28 gramas de nozes em uma dieta mediterrânea diária pode reduzir o risco de desenvolver NAFLD. Outro estudo mostrou que dietas com maior ingestão de nozes estão associadas a um risco reduzido de DHGNA, principalmente em homens.
6. Feijão
A American Liver Foundation recomenda reduzir a gordura saturada e a carne vermelha em sua dieta. Uma ótima maneira de fazer isso é substituir ocasionalmente a carne vermelha por feijão, lentilha e grão de bico. Essas leguminosas têm baixo teor de gordura saturada e são uma fonte de fibras, que é uma combinação vencedora que protege a saúde do fígado.
7. Peixes gordos
Peixes oleosos ou gordurosos, como salmão e truta, são uma boa fonte de gordura ômega-3. A NAFLD está associada a dietas muito ricas em gorduras ômega-6 e muito baixas em gorduras ômega-3, portanto, comer mais peixes oleosos pode ajudar a ajustar esse equilíbrio. As gorduras ômega-3 podem retardar a progressão da gordura no fígado.
8. Café
O café é bom para a saúde do fígado, mas funciona melhor quando você não adiciona uma tonelada de açúcar porque o excesso de açúcar é ruim para o fígado. O café tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e tanto o café descafeinado quanto o cafeinado parecem ser benéficos. Estudos mostram que os diterpenos no café podem ajudar nas ações desintoxicantes, o que pode ser benéfico para pessoas com fibrose hepática e cirrose.
9. Chá
O chá, especificamente o chá verde, está entre os alimentos bons para o fígado porque contém compostos bioativos, com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Estudos mostram que esses compostos, incluindo catequinas, também podem ajudar a diminuir o risco de DHGNA. As catequinas do chá verde também podem ajudar a prevenir o câncer de fígado . E embora o chá verde seja saudável, deve-se notar que os suplementos de chá verde, quando tomados em excesso, têm sido associados a danos no fígado.
10. Maçã
As maçãs são ótimas para a limpeza e desintoxicação do sistema digestivo, pois contêm pectina e outras substâncias que reduzem a carga de trabalho do fígado. Assim, ela atua como uma neutralizadora de toxinas no organismo.
11. Cenoura
A cenoura é uma boa fonte de flavonoides e betacaroteno, além de ter diversas vitaminas e minerais. Todos esses nutrientes ajudam no bom funcionamento do fígado e na prevenção de doenças.
Antioxidantes e suplementos para a saúde do fígado
As células são danificadas quando os nutrientes não se decompõem adequadamente. Isso pode levar ao acúmulo de gordura no fígado. Mas compostos conhecidos como antioxidantes podem ajudar a proteger as células desse dano. Onde você os consegue?
- Vitamina E. Você pode encontrá-lo em:
- sementes de girassol
- Amêndoas
- Óleos vegetais líquidos com gorduras monoinsaturadas, como azeite ou óleo de canola.
Os cientistas estão estudando suplementos para ver se eles podem ser bons para o fígado:
- O resveratrol , que vem da casca das uvas vermelhas, pode ajudar a controlar a inflamação . Estudos conflitantes sugerem que o quão bem ele funciona depende de quanto você toma.
- O selênio é um mineral encontrado na castanha do Pará, atum e ostras. (A maioria das pessoas obtém o suficiente em sua dieta.)
- Cardo de leite . Você pode ouvi-lo chamado de silimarina, que é o principal componente de suas sementes. Os resultados são mistos sobre se realmente funciona.
- Berberina, uma planta usada na medicina chinesa. Em estudos iniciais, parece ajudar no controle do colesterol , da função hepática e do açúcar no sangue . Mas precisamos de mais pesquisas para ver se funciona.
- Cúrcuma: Vários estudos recentes comprovaram a eficácia da curcumina no tratamento da gordura no fígado. A curcumina também tem um efeito anti-inflamatório, logo, ela também reduz os sinais agravados pela doença.
Fonte:
https://www.tuasaude.com/figado-o-que-comer/
https://thrivemarket.com/blog/turmeric-vs-saffron
https://www.goodrx.com/well-being/diet-nutrition/foods-good-for-liver
ÚLTIMOS POSTS