Os pólipos no intestino são crescimentos anormais que se desenvolvem na mucosa do intestino. São semelhantes a “verrugas”.
Embora a maioria dos pólipos seja benigna, alguns deles podem se transformar em câncer com o tempo. É por isso que é tão importante a prevenção.
O que são os pólipos no intestino?
O pólipo intestinal (também conhecido como pólipo colorretal) é um assunto que pode causar preocupação em muitas pessoas, especialmente quando apresentam risco de evolução para câncer. Mas é importante não se deixar abater pelo medo e se informar sobre o assunto.
Os pólipos intestinais são pequenas massas de tecido que se projetam para dentro do intestino. Eles variam em tamanho, forma e cor, e podem ser únicos ou múltiplos.
A maioria dos pólipos não causa sintoma. São descobertos, por acaso, durante uma colonoscopia. Eles podem ser encontrados em qualquer parte do trato gastrointestinal, mas são mais comuns no cólon e no reto.
E quais são os Tipos de Pólipo colorretal?
Existem diferentes tipos histopatológicos de pólipos no intestino, sendo os mais comuns os pólipos hiperplásicos e adenomatosos.
1) Pólipo Hiperplásico
São os mais frequentes e geralmente são considerados benignos, não apresentando risco significativo de desenvolvimento de câncer. O polipo hiperplasico geralmente é pequenoe e tem uma aparência semelhante a uma pequena protuberância lisa na parede intestinal.
2) Polipo Adenomatoso (adenomas)
São menos frequentes, mas são os tipos mais preocupantes, pois podem evoluir para câncer de cólon, se não forem detectados e retirados precocemente. Podem ser classificados em três tipos: tubulares, vilosos e tubulovilosos. Os pólipos adenomatosos são mais comuns em homens e em pessoas com histórico familiar de câncer de cólon ou doenças inflamatórias intestinais.
3) Polipo Sessil
Os polipos sesseis se refere ao tipo anatômico do polipo. Ao contrário dos polipos pediculados, que possuem uma base estreita (fina), os pólipos sessis têm uma base mais larga. É possível tratar os pólipos sessis com segurança e eficácia. Podem ser de vários tamanhos, por exemplo: pólipo séssil 3mm, pólipo séssil 5mm.
4) Polipo pediculado
O polipo pediculado é sustentado por um pedículo, com base fina. Esse tipo de pólipo geralmente apresenta um aspecto arredondado ou ovalado. Sua base fina permite que seja retirado com uma alça.
Médico que trata Pólipos no intestino
O médico que trata pólipos é o Gastroenterologista.
Dr Diego Baima é médico Gastro com grande experiência no tratamento de intestino.
Já ajudou mais de 20.000 pacientes. Possui mais de 16 anos de experiência, sendo referência na especialidade. Já realizou mais de 5.000 exames de colonoscopia.
O Dr Diego é um dos Médicos Gastroenterologistas melhores avaliados, com Certificado de Excelência no Doctoralia. Ele possui mais de 160 avaliações 5 estrelas.
O que causa o pólipo colorretal?
Embora a causa exata dos pólipos intestinais seja desconhecida, vários fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-los. Estes incluem:
- Idade avançada: o risco de desenvolver pólipos intestinais aumenta com a idade.
- Histórico familiar: pessoas com parentes próximos que tiveram pólipos ou câncer de cólon têm um risco maior de desenvolver pólipos intestinais.
- Doenças inflamatórias intestinais: pessoas com colite ulcerativa ou doença de Crohn têm um risco aumentado de desenvolver pólipos intestinais.
- Dieta rica em gorduras e pobre em fibras: uma dieta pouco saudável pode aumentar o risco de desenvolver pólipos intestinais.
- Sedentarismo: a falta de atividade física também pode aumentar o risco de pólipos intestinais.
Sintomas
Os pólipos no intestino geralmente não causam sintomas, mas às vezes podem provocar:
- sangramento retal
- alteração no hábito intestinal
- dor abdominal
- anemia
- perda de peso sem motivo
Se você experimentar esses sintomas, é importante falar com o seu médico o mais rápido possível.
Diagnóstico
O diagnóstico de pólipos de cólon e reto é feito através de exames endoscópicos, como a colonoscopia, retossigmoidoscopia ou enteroscopia.
O diagnóstico de pólipos colônicos e de polipo retal pode parecer delicado à primeira vista, mas é fundamental para a prevenção e tratamento eficaz dessas lesões. A colonoscopia é capazes de visualizar o interior do intestino com precisão e detectar anomalias precocemente.
Embora possa ser desconfortável para alguns pacientes, não se deixe levar pelo medo. Esses exames são seguros e podem ajudar a garantir que sua saúde intestinal esteja em dia. É muito bom pensar que, por meio desses exames, é possível detectar e tratar os pólipos colônicos antes que evoluam para câncer.
Lembre-se de que exames preventivos são cruciais, especialmente se você tiver histórico familiar de câncer de cólon ou outras doenças intestinais. Não negligencie sua saúde e faça o que estiver ao seu alcance para mantê-la em dia.
Tratamento
Se um pólipo colorretal é descoberto durante uma colonoscopia, geralmente é removido imediatamente.
Este procedimento de remoção é chamado de Polipectomia de colon.
– O que é a Polipectomia de colon?
Nada mais é do que a retirada do mesmo.
A remoção de pólipos intestinais é um procedimento simples e seguro que é realizado durante a colonoscopia. A maioria dos pólipos é removida com uma pinça ou através de uma alça.
O tecido é enviado para análise patológica para determinar se é benigno ou se existe risco de malignidade.
Em alguns casos, seu médico pode recomendar exames mais frequentes. Ou ainda a remoção cirúrgica de pólipos maiores ou mais complexos.
Como prevenir?
Os pólipos intestinais podem causar ansiedade, mas é importante lembrar que a detecção precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.
Por isso, é fundamental realizar exames preventivos como a colonoscopia, principalmente após os 45 anos ou antes, dependendo de cada caso.
Se você tem dúvidas sobre a necessidade de fazer a prevenção, procure seu gastroenterologista de confiança.
Fonte:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/voce-sabe-o-que-sao-polipos-intestinais/15955/7/
ÚLTIMOS POSTS