Você está sofrendo com Gastrite?
Aprenda agora quais as principais causas de Gastrite e como tratar.
O que é?
De vez em quando, sua dor de estômago é mais do que apenas uma dor. Pode ser gastrite.
A gastrite é uma inflamação da parede do estômago. Isso pode levar a sintomas como:
- dor abdominal
- náusea
- empachamento após comer
- azia
- perda de apetite, etc
Em alguns casos, a gastrite não causa nenhum sintoma. Para entender melhor, continue lendo o Artigo.
O que causa a Gastrite?
Por que o estômago fica inflamado? Você precisa entender que mais de um fator pode ser o motivo.
Listamos aqui as principais causas:
- Infecção pela bactérica H. pylori: Essa bactéria vive no revestimento do estômago. Ela pode causar gastrite e úlceras. É frequentemente adquirida em nossa juventude. Passa despercebida até que esteja presente por tempo suficiente para mostrar sintomas. Isso pode levar décadas em algumas pessoas.
- Uso excessivo de anti-inflamatórios: esses medicamentos são muito utilizados para aliviar dores no corpo. Podem causar gastrite. Por exemplo, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, etc.
- Abuso de álcool e fumo: a moderação é muito importante no uso dessas substâncias, pois o excesso pode levar à lesão da mucosa do estômago, além de afetar outros órgãos como fígado e pâncreas.
- Estresse e ansiedade: é a famosa “gastrite nervosa”, termo popular que refere aos sintomas relacionados a ansiedade. Já está comprovado que estresse pode provocar sintomas muito semelhantes a uma gastrite. Não descuide da sua saúde mental. Pratique atividades físicas e procure um especialista sempre que necessário.
A gastrite pode ser tratada mais facilmente se for detectada precocemente. Nos estágios iniciais, uma simples mudança na dieta e alguns medicamentos de manutenção podem ser suficientes.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito principalmente através da Endoscopia Digestiva Alta com biópsias.
A Endoscopia digestiva alta é um procedimento seguro que permite diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo. Até mesmo cânceres em estágio inicial.
Antes de iniciar o exame, é feita uma medicação de sedação para o paciente ficar confortável e não sentir dor. O exame é rápido, durando em média 10 minutos.
Durante o exame, o médico faz biópsias do estômago, ou seja, retirar pequenos fragmentos para serem estudados no laboratório. É um procedimento simples e sem dor.
Médico que trata a Gastrite
O médico que trata Gastrite é o Gastroenterologista.
Dr Diego Baima é médico Gastroenterologista em Fortaleza.
Tem mais de 16 anos de experiência na área. Ele já ajudou mais de 15.000 pacientes. É membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
O Dr Diego é o Médico Gastroenterologista muito bem avaliado com o Doctoralia. Possui mais de 150 avaliações 5 estrelas.
Como a Gastrite é tratada?
O tratamento da gastrite varia de acordo com a causa. Certos medicamentos matam as bactérias, enquanto outros aliviam os sintomas do tipo indigestão. O médico pode recomendar:
- Antibióticos: Os antibióticos podem tratar a infecção bacteriana do H. pylori.
- Antiácidos: Medicamentos de carbonato de cálcio reduzem a exposição ao ácido do estômago. Eles podem ajudar a aliviar a inflamação.
- Bloqueadores de histamina (H2): Famotidina e medicamentos semelhantes diminuem a produção de ácido estomacal.
- Inibidores da bomba de prótons: Esses medicamentos, como omeprazol, pantoprazol reduzem a quantidade de ácido que seu estômago produz. Os inibidores da bomba de prótons também tratam úlceras estomacais e doença do refluxo gastroesofágico.
- Vonoprazana
- Psicotearapia / Acupuntura: podem ajudar a aliviar as dores e proporcionar melhor qualidade de vida para quem tem problemas de sensibilidade digestiva
- Atenção: não tome medicações sem orientação do seu médico de confiança!
Diego Cardoso Baima – Doctoralia.com.br
Agende agora sua Consulta CLICANDO AQUI
Leia agora 8 curiosidades que você deve conhecer sobre a Gastrite:
Comer frutas cítricas pode causar gastrite?
Não. As frutas cítricas, por si só, não aumentam a acidez do estômago o suficiente para causar gastrite. O que acontece é que alimentos ácidos podem desencadear refluxo gastroesofágico e causar sintomas, como sensação de queimação no abdome, azia e inchaço, explica o gastroenterologista Dr. Diego Baima. Como existem muitas causas de inflamação e irritação do revestimento do estômago, o melhor a fazer é prestar atenção em quais alimentos repetidamente causam problemas digestivos, porque todos são sensíveis a coisas diferentes e não há regras rígidas. O que é bom para uma pessoa, pode ser terrível para outra.
Jejum prolongado pode piorar?
Não diretamente. Pular refeições, e ficar muito tempo sem comer, pode fazer com que os sucos gástricos irritem o estômago. Além disso, quando estamos com muita fome, tendemos a comer demais, o que pode fazer com que o sistema digestivo fique cada vez mais sensível. É melhor comer cinco a seis pequenas refeições por dia e aproveitar o que está no seu prato.
A gastrite é uma infecção?
Sim, pode ser. Nos anos 80, o gastroenterologista australiano Barry Marshall descobriu que as bactérias que vivem no revestimento do estômago, chamadas Helicobacter pylori, são diretamente responsáveis pela maioria dos casos de gastrite, úlceras e câncer de estômago, porque causam inflamação permanente do revestimento. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde deu à bactéria uma classificação cancerígena de categoria 1 por sua comprovada capacidade de causar câncer. O tratamento envolve o uso de antibióticos específicos para atacar o microrganismo na raiz.
Os antiácidos curam a inflamaçao do estômago?
Não. Os antiácidos são medicamentos de ação curta – eles aliviam o problema, mas não o curam. E eles não são inofensivos. Ao bloquear a produção de ácido, os microrganismos são capazes de causar um número maior de infecções. Quando for necessário tomar antiácidos por mais de algumas semanas, é importante consultar seu médico para determinar a causa de seus sintomas.
Diego Cardoso Baima – Doctoralia.com.br
Beber muita água ajuda?
Não. Embora a água seja muito importante, a quantidade de líquido que o corpo precisa é entre dois e três litros por dia, incluindo o que recebemos de sopas, frutas, saladas, café, chá e suco. Beber mais do que isso pode ser prejudicial por muitas razões, incluindo o fato de que os rins não são capazes de filtrar grandes quantidades com rapidez suficiente.
A melhor maneira de tratar a gastrite é naturalmente, com algumas mudanças simples no estilo de vida: comer mais frutas (exceto frutas cítricas) e vegetais, evitar fumar e beber em excesso e aprender a enfrentar as dificuldades com calma.
Qual é a diferença entre gastrite e indigestão?
Os sintomas da gastrite podem imitar os sintomas da indigestão. A indigestão é a dor ou desconforto no estômago associado à dificuldade em digerir os alimentos. Pode ser uma sensação de queimação entre as costelas inferiores. Você pode ouvir indigestão referido pelo seu termo médico, dispepsia. A gastrite é especificamente a inflamação da mucosa do estômago, podendo ou não gerar sintomas.
É contagiosa?
A gastrite não é contagiosa, mas a bactéria, H. pylori , pode ser contagiosa pela via fecal-oral. A boa lavagem das mãos antes do manuseio dos alimentos e o saneamento adequado (sistemas de esgoto e água) são a primeira linha de defesa contra a propagação. Muitas pessoas podem desenvolver gastrite após serem infectadas com a bactéria H. pylori .
Gastrite pode ficar grave?
A maioria dos casos de gastrite melhora rapidamente com o tratamento. Para a maioria das pessoas, os medicamentos aliviam a gastrite. Seu médico recomendará o tratamento mais adequado com base no que está causando a gastrite. Os antiácidos reduzem o ácido estomacal, enquanto os antibióticos eliminam infecções bacterianas. Você também pode fazer alterações, como reduzir o consumo de álcool e controlar a dor sem antiinflamatórios.
Para finalizar, algumas dicas:
Que perguntas devo fazer ao meu médico?
Se você tiver gastrite, pergunte ao seu médico:
- Por que tive gastrite?
- Devo fazer o teste para H. pylori ?
- Devo fazer o teste de anemia?
- Posso ter gastrite novamente?
- Que medidas posso tomar para evitar a gastrite novamente?
- Devo fazer alguma mudança na dieta?
- Quais medicamentos ou suplementos devo evitar?
- Preciso cortar o álcool?
- Devo ficar atento a sinais de complicações?
Fontes:
https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10349-gastritis
https://www.mysanitas.com/en/blog/myths-vs-facts/gastritis-myths-and-facts
Diego Cardoso Baima – Doctoralia.com.br
ÚLTIMOS POSTS
- TGO e TGP alterados: o que significa?
- Gastroenterologista Particular
- Medico de estomago
- Telemedicina Gastroenterologia
- Gastroenterologista Consulta Online
- Quanto Custa Consulta com Gastroenterologista
- Agendar Gastroenterologista Online
- Doença de Crohn: Um Guia Completo para o Público Leigo
- Câncer Gástrico: Tudo o que Você Precisa Saber
- Hepatite crônica: 5 coisas que você precisa saber
- Hepatite C: Tudo o Que Você Precisa Saber
- Pólipos Gástricos: É Perigoso?
- H Pylori: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
- Fígado na Gravidez: 6 coisas que você precisa saber
- O que é Gastroenterologia?
- Doença de Crohn: o que é?
- Esofagite Eosinofílica
- Disfagia (Dificuldade para Engolir)
- Intolerância a Lactose: será que eu tenho?
- 11 alimentos bons para o fígado saudável
Oiii tudo bem? Espero que sim 🙂
Adoreii seu artigo continue assim!
Sucesso.